24 de Agosto de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Terminamos a parte 3 do livro de Carnegie que tratou de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo em doze princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;
Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela;
Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa;
Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa;
Apele para os motivos mais nobres;
Dramatize suas ideias;
Lance um desafio.
A Parte IV do livro é sobre "como mudar as pessoas sem ofendê-las nem deixá-las ressentidas" Já vimos cinco princípios:
Comece com um elogio;
Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta;
Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas;
Faça perguntas em vez de dar ordens diretas;
Permita que a pessoa salve seu próprio prestígio;
Elogie o progresso e o acerto das pessoas.
"Dê ao cachorro um bom nome". Como assim, Dale?
No começo do capítulo o autor não diz nada que explique a frase inicial, mas já podemos entender que essa parte do livro dedica-se a fazer com que as pessoas queiram ser admiradas. "Se você quer aumentar a capacidade de uma pessoa num determinado ponto, aja como se esse traço particular fosse já uma das suas características marcantes". Carnegie conta que Shakespeare dizia que se não tivermos uma virtude, devemos fingi-la. O autor pede para que façamos isso com as pessoas. "Declare abertamente que a outra pessoa tem a virtude que você deseja ver nela. Crie-lhe uma fina reputação para zelar, e ela fará esforços prodigiosos para não o ver desiludido a seu respeito".
Antes de continuar, pegue um papel e caneta, please. Escreva o nome de uma pessoa e como você gostaria que ela agisse. Na próxima vez que conversar com essa pessoa conte pra ela as qualidades que escreveu dela.
Precisamos depositar confiança nas pessoas, mesmo que elas ainda não estejam apresentando sua melhor versão. Se você quiser ser líder e mudar a atitude ou o comportamento dos outros, o princípio 7 instrui: proporcione à outra pessoa uma boa reputação para ela zelar. Sobre a frase "dê ao cachorro um bom nome" não entendi até agora! O que Dale quis dizer com isso?