17 de Agosto de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Terminamos a parte 3 do livro de Carnegie que tratou de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo em doze princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;
Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela;
Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa;
Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa;
Apele para os motivos mais nobres;
Dramatize suas ideias;
Lance um desafio.
A Parte IV do livro é sobre "como mudar as pessoas sem ofendê-las nem deixá-las ressentidas" Já vimos cinco princípios:
Comece com um elogio;
Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta;
Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas;
Faça perguntas em vez de dar ordens diretas;
Permita que a pessoa salve seu próprio prestígio.
Agora você lê sobre como estimular as pessoas para o sucesso.
"No momento exato em que o cãozinho fazia o menor progresso, Pete afagava-o, dava-lhe comida e cercava tudo de uma grande auréola de sucesso". Carnegie começa o capítulo contando o reforço que damos aos animais quando fazem algo positivo e diz que fica admirado "por que não empregamos técnica idêntica, o mesmo senso prático quando tentamos modificar as pessoas". Precisamos elogiar mesmo os menores progressos por isso, segundo o autor, que fará com que a pessoa continue melhorando cada vez mais.
O que mais motiva o ser humano é o reconhecimento, embora tenhamos a impressão de que o dinheiro seja o que mais faz as pessoas buscarem melhores resultados. Segundo o psicólogo Jess Lair "o elogio é como a luz do sol para o ardente espírito humano; sem ele, não florescemos nem crescemos".
Antes de continuar a leitura pegue um papel e uma caneta, please. Escreva o nome de uma pessoa e 5 elogios a ela. Somente depois de fazer isso continue a leitura deste artigo.
Dale diz que precisamos diminuir a crítica e aumentar o elogio. Quando fazemos isso "as coisas boas que as pessoas fazem recebem reforço e as coisas más são atrofiadas por falta de atenção". O autor conta casos de famílias que substituíram gritos por elogios e que tiveram resultados surpreendentes. E podemos fazer ainda melhor!
Elogiar é uma benção e um poder que você tem em suas mãos. E se for feita de forma específica tem ainda mais força. "Todos nós necessitamos de valorização e de reconhecimento, e por eles faremos qualquer coisa. Mas ninguém quer falta de sinceridade. Ninguém quer bajulação". Quer estimular as pessoas para o sucesso? Siga o princípio 6: elogie o menor e elogie cada progresso. Seja sincero na sua apreciação e pródigo no seu elogio.