08 de Junho de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Iniciamos a parte 3 do livro de Carnegie que trata de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e já estudamos seis princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa.
Agora Dale Carnegie nos explica como obter cooperação.
O início do capítulo é provocador! Ele pergunta: "você não confia muito mais nas ideias que descobriu por si mesmo do que nas ideias que lhe são trazidas de bandeja? Não acha uma má decisão tentar fazer as outras pessoas seguirem as suas opiniões à força? Não seria muito mais sábio da sua parte fazer sugestões e deixar a outra pessoa tirar a conclusão por si mesma?"
Seria, mas temos dificuldade de colocar essa atitude em prática. Queremos falar, queremos que a outra pessoa escute nossa opinião e pensamos "ele/a vai ter que me ouvir!". Mas isso dá resultado? "Nenhum homem gosta de sentir que lhe estão vendendo algo ou dizendo-lhe para fazer determinada coisa. Preferimos sentir que nós estamos comprando por nossa própria vontade ou agindo de acordo com nossas próprias ideias. Gostamos de ser consultados sobre nossos desejos, nossas vontades, nossas opiniões".
Gostamos de dar ideias, opiniões, conselhos… seria fantástico se conseguíssemos colocar em prática tudo que sugerimos aos outros, né? Mas o desafio maior é não ficar nervoso quando alguém coloca em prática uma ideia que demos e não nos dá o crédito por aquilo!
Pegue um papel e uma caneta, please. Escreva sobre uma situação em que você deu a ideia, alguém colocou em prática e não disse que a sugestão tinha sido sua. Escreva como você se sentiu e somente depois de fazer isso continue a leitura, please.
Precisamos ter o hábito de focar em resultados e não nos créditos. Diz Dale que "a razão por que os rios e os mares recebem a homenagem de centenas de córregos das montanhas é que eles se acham abaixo dos últimos. Por isso, o sábio, desejando pairar acima dos homens, coloca-se abaixo deles; desejando estar adiante deles, coloca-se atrás e não considera isto uma ofensa". Por isso, my friend, se você quer que as pessoas cooperem com você, siga o princípio 7: deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela.