08 de Junho de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Iniciamos a parte 3 do livro de Carnegie que trata de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e já estudamos sete princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;
Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela.
No capítulo que estudaremos neste texto, temos "uma fórmula que fará maravilhas para você" que, segundo Dale Carnegie, é um dos pontos mais importantes de sua obra e que "facilmente lhe provará que é um dos pontos-chave de sua carreira".
A primeira frase deste trecho diz que "as pessoas, mesmo quando estão completamente erradas, não gostam de saber de tal coisa. Não as condene, pois. Qualquer louco pode fazer isso. Esforce-se por entendê-las. Apenas um homem sábio, tolerante e mesmo excepcional é capaz de assim proceder". Diz o autor que "o êxito no tratar com as pessoas depende da simpática apreensão do ponto de vista alheio".
Já conversamos sobre nosso desejo de falar, de mostrar nossa opinião. Vimos que falar pode até aliviar nossa tensão, mas que temos mais resultado quando ouvimos mais. Nestas páginas Dale explica que "ver as coisas através dos olhos de uma outra pessoa pode aliviar tensões quando os problemas particulares tornam-se dominantes.
Antes de continuar esta leitura pegue um papel e uma caneta, please. Escreva o que podemos fazer para nos colocarmos no lugar da outra pessoa e enxergar sob o seu ponto de vista. Comente aqui sua estratégia.
Precisamos entender o ponto de vista das pessoas que convivemos e negociamos. Este é um exercício que requer bastante esforço e que traz um retorno impressionante. Diz Carnegie: "Acredite, tal coisa lhe tomará algum tempo, mas atrairá mais amigos e trará melhores resultados, obtidos com menos atrito e menos gasto de energia". Sigamos, então, o princípio 8: procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.