27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Iniciamos a parte 4 do livro de Carnegie que trata de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e já estudamos quatro princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa.
"O Segredo de Sócrates"
Não sabemos muito bem quando e nem onde viveu esse tal de Sócrates, mas imaginamos que foi um filósofo importante porque já ouvimos esse nome algumas vezes. Agora, o que esse cara tem a ver com "fazer amigos e influenciar pessoas"?
"Falando com outras pessoas, não comece por discutir as coisas em que divergem. Comece acentuando - e continue acentuando - as coisas em que estão de acordo. Faça questão de frisar, se possível, que ambos estão marchando para o mesmo fim e a única diferença que os separa é de método e não de propósito". Diz Carnegie que precisamos fazer com que a pessoa diga "sim" e evitar ao máximo que alguém diga "não".
Nestas páginas o autor faz referência a um livro chamado "Influencing Human Behavior" diz que começar uma conversa com um "sim" é essencial, pois o orgulho em darmos o braço a torcer depois de dizer "não" faz com que o desfecho não seja o melhor. "Provoque um não logo de saída, de um estudante, de uma criança, de um marido ou de uma esposa, e terá, então, necessidade de toda a sabedoria e paciência de um anjo para conseguir transformar essa negativa absoluta em uma afirmativa".
Antes de continuar essa leitura, pegue um papel e uma caneta, please. Escreva o nome de alguém que sempre te faz perguntas interessantes e sua opinião sobre essa pessoa. Somente depois de fazer isso continue lendo este artigo.
Sócrates foi um filósofo grego que viveu há mais de 2.300 anos e contribuiu bastante para o pensamento humano. Considerado um dos homens mais sábios e persuasores que já viveu por aqui. Dizia Sócrates a alguém que ele estava errado? Sócrates, não. Era hábil demais para cometer tal erro. Toda a sua técnica, hoje conhecida por "método socrático", era baseada na obtenção do máximo de respostas "sim, sim". Formulava questões ao seu oponente com as quais ele não podia deixar de concordar. Portanto, siga o princípio 5: consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente.