27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Iniciamos a parte 3 do livro de Carnegie que trata de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo e já estudamos três princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente.
O princípio 4 começa com uma metáfora. "Um pingo de mel".
O presidente americano Woodrow Wilson disse que "se você vier pra mim com os punhos cerrados acho que posso prometer-lhe que os meus serão cerrados tão depressa quanto os seus; mas, se você vier ao meu encontro e disser pra gente sentar e se aconselhar mutuamente, que os pontos que diferimos são poucos e estamos de acordo em muitos deles, e que se tivermos paciência e prudência seremos unidos".
Dale diz que se você perder a calma e disser a alguém o que está engasgado você terá uma excelente oportunidade para descarregar suas queixas. Mas o que acontece com a outra pessoa? Sua atitude irá fazer com que a pessoa concorde com você?
"Li um dia uma fábula sobre o sol e o vento. Eles discutiam sobre qual dos dois era mais forte e o vento disse: "provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capuz? Aposto como posso fazer com que ele tire o capuz mais depressa do que você". O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas, quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capuz em sua cabeça. Depois, acalmou-se e foi embora; então o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capuz. O sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.
É fácil ler uma fábula! Difícil é estar calmo para uma conversa difícil. Pegue um papel e uma caneta e escreva sobre uma conversa difícil que você já teve ou que ainda terá essa semana. Como você deve começar e terminar essa conversa?
A fábula que você leu neste artigo foi escrita por um escravo grego há mais de 2.500 anos e sempre será atual. Abraham Lincoln expressou a mesma ideia dizendo que um pingo de mel atrai mais moscas do que um balde de fel. Para ter resultados melhores na próxima conversa difícil que você terá, siga o princípio 4: comece de uma maneira amistosa.