08 de Novembro de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.
Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.
Assista essas aulas e leia estes artigos na sequência. Nas aulas passadas vimos:
O bom é inimigo do ótimo;
Liderança de Nível 5;
Primeiro quem… depois o quê;
Enfrentar a verdade nua e crua;
O conceito do porco-espinho;
A cultura da disciplina;
Aceleradores tecnológicos.
Hoje encerramos este livro, trazendo as últimas palavras do autor sobre o "Volante e o circuito da destruição". Jim Collins diz que as transformações de "good to great" jamais aconteceram de uma só vez, o que reforça a ideia de que se queremos promover uma transformação, precisamos ter consistência, continuidade, constância no que fazemos. Como dizem os atletas, vamos passo-a-passo até correr uma maratona.
Você chega mais longe e sem se machucar. A constância faz isso na sua vida, e também na vida das empresas. "Quando se está tentando girar um volante pesado, é necessário muito esforço para conseguir que ele se mova; porém, se o volante estiver sendo impulsionado com persistência numa direção constante, por um longo período de tempo, o volante acumulará ímpeto e acaba atingindo um ponto de ruptura". O que Jim Collins quis dizer com essa metáfora?
Constância. Esforço contínuo. Um pouco melhor a cada dia. Comente aqui onde você viu isso acontecer na prática, my friend. Um abraço e see you next class!