15 de Fevereiro de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.
Imagino que nesse momento você já tenha assistido todas nossas aulas sobre o livro "A Lei do Triunfo" escrito por Napoleon Hill. Nos resumos passados vimos as primeiras 8 lições apresentadas pelo autor:
Lição 1: O "Master Mind";
Lição 2: Um objetivo principal definido;
Lição 3: Confiança em si mesmo;
Lição 4: O hábito da economia;
Lição 5: Iniciativa e liderança;
Lição 6: Imaginação;
Lição 7: Entusiasmo;
Lição 8: Autocontrole.
Nesse momento seguimos com mais 4 lições: o hábito de fazer mais que a obrigação, uma personalidade atraente, pensar com exatidão e concentração. Qual delas você julga mais importante?
Lição 9: O hábito de fazer mais que a obrigação.
Hill explica em momentos diferentes do livro algo que ele chama de "lei do aumento dos lucros". Diz que aquele que produz um trabalho superior ao salário, em breve estará ganhando um salário maior do que o serviço prestado. Entende-se que o lucro aumenta com uma velocidade maior que o trabalho "extra" e, portanto, fazer mais que a obrigação é um excelente negócio para nós mesmos.
Inspirações da Lição 9 deixada por Hill:
"O homem é mais eficiente, mais rápido e obtém melhores êxitos quando empenha-se em um trabalho pelo qual sente amor ou que realiza em benefício de uma pessoa amada".
"Se fracassou lembre-se dos grandes homens que tiveram coragem. A coragem nasce no berço da adversidade".
"Ajudando os outros a vencer podemos triunfar melhor e mais rápido".
Lição 10: Uma personalidade atraente.
Provavelmente a lição que mais confundimos é essa. Ao ler "atraente" pela primeira vez neste livro pensei que o autor estivesse se referindo ao corpo - e eu estava errado. O autor fala sim da roupa que vestimos, mas enfatiza o tom de voz, o pensamento, a forma de apertar a mão e, o que mais me chamou atenção, a expressão dos olhos! É possível se expressar com os olhos?
Inspirações da Lição 10 deixada por Hill:
"Há pessoas que podem ver através dos olhos e ler o que está escrito nos corações".
"Para ser atraente é preciso se interessar pelo que os outros fazem".
"Se houver inveja e egoísmo no nosso coração, jamais seremos atraentes".
Lição 11: Pensar com exatidão.
Hill simplifica novamente dizendo que para pensar com exatidão precisamos separar o que é importante e o que não tem relevância. Vivemos um momento da história em que mensagens, vídeos e textos chegam a todo momento nos nossos celulares, computadores e redes sociais. Como você faz para filtrar todo esse conteúdo? Todos nós recebemos 24h todos os dias e cabe a nós usá-las da forma mais produtiva possível.
Inspirações da Lição 11 deixada por Hill:
"O homem que pensa com exatidão lida com fatos para buscar seu objetivo definido".
"Nossa verdadeira riqueza é medida não pelo que temos, e sim pelo que somos".
"O desejo é a semente de toda realização. A persistência é importantíssima para o triunfo".
Lição 12: Concentração.
Provavelmente o autor percebeu que somente "separar os fatos dos boatos" não seria suficiente. Apresentou um capítulo inteiro falando sobre a concentração, que segundo ele, é o ato de estar focado em um determinado desejo até que isso comece a se concretizar. Isso já aconteceu com você?
Inspirações da Lição 12 deixada por Hill:
"Temos que escolher com cuidado o ambiente que frequentamos, pois este é o campo onde se extrai o alimento para o espírito".
"Resista à tentação de caminhar pelas trilhas antigas. Sempre que resistimos à tentação nos tornamos mais fortes".
"Concentração é a capacidade de estar focado em um problema até solucioná-lo".
Todas essas lições são importantíssimas. Mas tem um detalhe: elas só tem valor quando colocamos em prática. Pegue um papel e uma caneta (pode comentar aqui também, no problem) e escreva o que você quer fazer hoje, o que você quer fazer essa semana. No próximo resumo iremos finalizar essa grande obra de Napoleon Hill e quero te dizer que I'm happy to see your progress, my friend. Um abraço e see you next class!