27 de Maio de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Agora iniciamos a parte 3 do livro de Carnegie: como conquistarem as pessoas a pensarem do seu modo.
"Você não pode vencer uma discussão".
Depois de participar e assistir vários debates ao longo da vida, vem esse escritor do século passado dizendo que não posso vencer uma discussão? How come??? Carnegie diz que há apenas um caminho para conseguir o melhor em uma discussão: correr dela, correr como você correria de uma cobra ou de um tremor de terra.
Diz o autor que você não pode vencer uma discussão. Não pode porque, se perder, perdeu mesmo, e se ganhar, também perdeu (lembrou da Dilma, né?). "Suponha que você triunfou sobre outro homem e arrasou seus argumentos cheios de pontos fracos e provou que ele é non compos mendis. O que acontece? Você o fez sentir-se inferior. Você lhe feriu o amor próprio. Ressentirá seu triunfo e um homem convencido contra a vontade, conserva sempre a opinião anterior".
Buda dizia que "ódio nunca termina por ódio, mas por amor. Um mal-entendido nunca termina pela discussão, mas pela tática, diplomacia, conciliação e um desejo simpático de ver o ponto de vista da outra pessoa". Abraham Lincoln disse certa vez que "é preferível ceder o caminho a um cachorro a ser mordido por ele, disputando-lhe um direito".
Antes de continuar a leitura, pegue um papel e uma caneta, please. Escreva uma situação em que você "venceu" uma discussão e um momento em que você "perdeu" a discussão. Qual foi o resultado em cada uma das situações?
Dale comenta maneiras de você evitar discussões. São elas:
Acolha a divergência: opiniões diferentes te fazem crescer.
Controle seus impulsos: pense antes de agir.
Ouça em primeiro lugar: dê a seus adversários a oportunidade de falar. Não resista, não se defenda nem debata, pois essa atitude apenas levanta barreiras.
Procure áreas de concordância: primeiro converse sobre os pontos que você concorda.
Seja honesto: confesse, admita seus erros e peça desculpas por seus erros. Essa atitude desarma seus adversários.
Prometa que pensará sobre as ideias do outro e estude-as cuidadosamente: pode ser que o outro tenha razão!
A partir de agora veremos como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo. Lembre-se sempre do princípio 1: a única maneira de ganhar uma discussão é evitando que ela aconteça.