15 de Março de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.
Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.
Nos artigos passados estudamos princípios e o Hábito 1 (seja proativo) apresentado pelo autor. Hoje estudaremos o Hábito 2: comece com o objetivo em mente.
Lembra que estudamos a importância dos princípios? Nesse momento do livro Covey diz que "começar com o objetivo em mente" é baseado no princípio que todas as coisas são criadas duas vezes. Diz o autor que primeiro há uma "criação mental" de tudo, para que depois haja a criação física, ou seja, a realização daquilo que desejamos.
Para que você tenha mais vontade (e eficiência) em perseguir seus objetivos, o autor sugere que você escreva o que você quer conquistar. E te peço para você fazer isso agora! Pegue um papel e uma caneta, ou comente aqui mesmo se preferir. Qual o seu objetivo? Qual o seu sonho?
(escreva ou comente antes de continuar a leitura, please)
Covey diz que o Hábito 1 (seja proativo) diz que você é o programador, e o Hábito 2 (comece com um objetivo em mente) diz para que você escreva o programa. Diz o autor que pessoas altamente eficazes são aquelas que entendem que quem dá o rumo, o ritmo, o tom, o tempero de suas vidas são elas mesmas. Nós é quem decidimos pra onde vamos, embora seja mais cômodo listar todas as dificuldades que temos (se quiser pode comentar suas dificuldades aqui também, no probem) e que, segundo Napoleon Hill que estudamos na série passada, são bênçãos disfarçadas.
O melhor jeito de começar é primeiro saber onde você quer chegar. Estabeleça sua meta, escreva sua meta e comece hoje a realizar o seu sonho. Stephen Covey escreve que quanto mais claro, mais vivo e com mais detalhes pudermos imaginar (e escrever!) o que queremos realizar, maior é a chance da conquista, porque passamos a ser menos "espectadores" e mais "donos" do nosso sonho. No seu funeral, como você gostaria de ser lembrado? Comente aqui e lembre-se do Hábito 2: comece com um objetivo em mente.
Um abraço e see you next class!