19 de Julho de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto.
Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos que você pode (e deve!) sonhar grande, e fazer um esforço diário para ser melhor a cada dia. Essa é a nossa missão - ver você speaking English e sendo Líder por onde for. O Good to Great (Empresas Feitas para Vencer, na versão brasileira) foi escrito por Jim Collins, e traz conceitos úteis para o seu crescimento pessoal e profissional.
Hoje estudamos o capítulo 2 deste livro que chama-se "Liderança de Nível 5". Como de costume, o autor traz uma frase que, se quiséssemos, poderíamos discutir por horas. "Você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que não se importe com quem vai levar o crédito". A frase é de Harry Truman e já mostra que nossa vaidade nos prejudica.
Collins explica a evolução de um ser humano até que este seja um "Líder de nível 5". Confesso que em muitos casos eu me encaixo no "Nível 1"! Have a look:
Nível 1 - Indivíduo Altamente Capacitado: faz contribuições produtivas por meio do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.
Nível 2 - Membro Colaborador da Equipe: contribui, com suas capacidades individuais, para que sejam atingidos os objetivos do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.
Nível 3 - Gerente Competente: organiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.
Nível 4 - Líder Eficaz: catalisa o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho.
Nível 5 - Executivo de Nível 5: constrói excelência duradoura, por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.
Nas páginas que seguem essa explicação, Jim Collins mostra que os líderes de nível 5 são ambiciosos sim, mas colocam os interesses da empresa em primeiro lugar. Diz o autor que "os líderes das empresas que trilharam o caminho da excelência jamais almejaram ser heróis universais. Nunca aspiraram a ser colocados num pedestal ou a se tornar ícones inatingíveis. Eram pessoas comuns na maneira de ser, que produziam em silêncio resultados extraordinários".
Você conhece alguém com esse perfil? Comente aqui sobre uma pessoa que você admira. O que você mais admira nessa pessoa? Um abraço e see you next class!