03 de Agosto de 2017 -
Welcome to "Você Aprende Agora's articles for success!". Estamos estudando um dos maiores best-sellers de nossa história: "Como fazer amigos e influenciar pessoas", escrito por Dale Carnegie em 1937.
Se estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo deste texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, leia o que preparamos para você! I'm sure it'll be useful, my friend!
Nos artigos passados estudamos os dois primeiros capítulos do livro:
Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você.
Se você ainda não leu os artigos anteriores, clique aqui para acessá-los. Dá mais resultado ler estes textos na sequência, but this is your decision. Terminamos a parte 3 do livro de Carnegie que tratou de como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo em doze princípios:
A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga "você está enganado";
Se está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente;
Comece conversas difíceis de maneira amistosa;
Consiga que a outra pessoa diga "sim, sim", imediatamente;
Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa;
Deixe que a outra pessoa sinta que a ideia é dela;
Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa;
Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa;
Apele para os motivos mais nobres;
Dramatize suas ideias;
Lance um desafio.
A Parte IV do livro é sobre "como mudar as pessoas sem ofendê-las nem deixá-las ressentidas" Já vimos dois princípios:
Comece com um elogio;
Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta;
Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas.
A próxima página do livro diz que ninguém gosta de receber ordens.
O autor é um contador de histórias, como temos visto desde o primeiro artigo. Dessa vez ele comenta sobre Owen Young, um senhor que não dava ordens às pessoas que trabalhavam com ele; preferia dar a oportunidade das pessoas fazerem as coisas por si mesmas e compreendessem seus erros por si sós. "Uma técnica como essa facilita a uma pessoa corrigir seus próprios erros. Uma técnica como essa preserva o orgulho humano e dá uma sensação de importância. Faz com que a pessoa queira cooperar em vez de revoltar-se".
Pegue um papel e uma caneta, please. Escreva sobre alguém que consegue tudo que quer sem dar nenhuma ordem. Continue a leitura somente depois de escrever isso.
Ao fazer o exercício acima lembrei da minha mãe! Ela consegue que meu pai faça muitas coisas sem dar nenhuma ordem, sem gritar, sem chamar atenção… será essa uma habilidade de todas esposas?
Dale pede para que usemos mais perguntas e menos afirmações ao dar ordens a alguém. "As perguntas tornam as ordens mais aceitáveis; e não é só isso, estimulam a criatividade da pessoa a quem são feitas. As pessoas inclinam-se a aceitar uma ordem quando tomam parte da decisão que levou à formulação dessa ordem". Por isso, lembre-se do princípio 4: faça perguntas em vez de dar ordens diretas.