28 de Dezembro de 2017 -
Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.
Este é o décimo-segundo de uma série de textos que irá abordar motivação, desenvolvimento pessoal e profissional, produtividade e sucesso. A inspiração (e referências!) virá de um livro publicado há mais de 100 anos (isso mesmo - cem anos!) porque acredito que as coisas mais simples são as mais importantes. Com tanta tecnologia hoje em dia é comum vermos "receitas", "fórmulas", "guias" e tantos outros nomes que podem nos confundir quando buscamos crescer profissional e pessoalmente.
As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das onze primeiras leis apresentadas no livro. São elas:
1 - Relacionar-se bem com as pessoas;
2 - Ter um objetivo principal definido;
3 - Ter confiança em si mesmo;
4 - Ter o hábito da economia;
5 - Ter iniciativa e liderança;
6 - Imaginar o que você quer;
7 - Ter entusiasmo;
8 - Ter autocontrole;
9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;
10 - Ter uma personalidade atraente;
11 - Pensar com exatidão.
A lição de número 12 é "o ato de focalizar a mente sobre um determinado desejo, até que os meios para sua realização tenham sido elaborados e empregados com êxito". Em outras palavras, concentração. Imagino que nesse momento você esteja recebendo mensagens no seu celular, nas suas redes sociais, no seu email… e entendo que está cada vez mais difícil de se concentrar em uma coisa só de cada vez. But… Hill ensina como fazer!
Temos que construir o hábito da concentração. "Uma vez formado um hábito (pela repetição do pensamento ou da ação), a mente se acostuma a ele e segue-o como uma agulha de um fonógrafo segue as estrias de um disco de cera". Hill explica que "o homem deve dominar o hábito e pô-lo a seu serviço, em vez de ser seu escravo". Para isso precisamos organizar o ambiente que trabalhamos, deixar o celular longe quando estamos focados em uma tarefa importante, dizer "não" para as inúmeras oportunidades de parar o que estamos fazendo para ver outra coisa (que possivelmente não tem importância).
Pegue seu celular agora e veja as mensagens "não lidas". Comente aqui quantas delas precisavam ser lidas com extrema urgência.
É difícil "controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo". A concentração é um desafio que podemos vencer a partir de bons (e simples!) hábitos. Tenho algumas estratégias para não me distrair com meu celular, mas quero ouvir de você: quais hábitos simples posso desenvolver para me concentrar melhor?
Um abraço e see you next class!