10 de Maio de 2018 -
Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.
Imagino que nesse momento você já tenha assistido todas nossas aulas e também os dois primeiros resumos sobre o livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", escrito por Stephen Covey. Já falamos sobre paradigmas, sobre sua vitória pessoal (sendo proativo, tendo um objetivo definido e priorizando o importante) e a parte 3 do livro destina-se à sua vitória pública, ou seja, o seu relacionamento com as pessoas para que você consiga realizar seus desejos. O autor apresenta 3 Hábitos.
Hábito 4: pense ganha/ganha
O autor fala abertamente que uma negociação "ganha/ganha" é a mais difícil de se conseguir. Por outro lado, explica que só é possível continuar fazendo negócios e se relacionando com aquela pessoa se você buscar uma forma em que os dois lados fiquem bem. É preferível não fazer o negócio, do que fazer e a outra parte ficar ressentida.
Inspirações do Hábito 4 deixado por Covey:
"Se você perder agora, você voltará a fazer negócios comigo no futuro?".
"Por que confiamos um no outro, estamos abertos".
"Quanto mais forte você é, maior é o seu comprometimento em buscar o ganha/ganha".
Hábito 5: procure primeiro entender, para depois ser entendido.
Lembre-se que nossa comunicação é representada pela nossa linguagem corporal (60%), pela intonação que colocamos nas palavras (30%) e pelas palavras que usamos (10%). Entenda o que as pessoas estão mostrando a você, mesmo que elas não estejam dizendo nada. Entenda primeiro e, se realmente houver necessidade, busque ser compreendido.
Inspirações do Hábito 5 deixado por Covey:
"Comunicação é a habilidade mais importante na vida".
"A chave para você me influenciar é a sua conduta".
"Se você quer interagir comigo de forma eficiente, primeiro você tem que me entender".
Hábito 6: crie sinergia.
Abra o seu coração e sua mente para novas possibilidades. Assim você está criando um ambiente favorável para a sinergia, para a conexão com outras pessoas. A sinergia ocorre quando cooperamos e confiamos e, por isso, aparece como o ápice da vitória pública.
Inspirações do Hábito 6 deixado por Covey:
"Valorize as diferenças. Elas te fazem crescer".
"Abra sua mente para novas soluções, novas opções".
"Não leve as coisas para o lado pessoal. Melhore seu ponto de vista para aumentar sua perspectiva".
Uma vez pediram ao Covey para resumir essa parte do livro (vitória pessoal) em uma frase. Ele disse que esses 3 Hábitos (pensar ganha/ganha, entender o outro e criar sinergia) se resumem em envolver outras pessoas e buscar soluções junto com elas. Para que isso aconteça, pense no que é bom para o outro. Este trecho do livro tem tudo a ver com o trabalho em equipe e quero que você escreva em um papel (pode comentar aqui também, no problem) qual o maior desafio que você tem no trabalho em equipe na sua casa (yes!!!) e na empresa que você trabalha. O que tem de bom? O que precisa melhorar?
O Hábito 7 (afiar o machado) é um lembrete para que a gente sempre separe um tempo para se qualificar, para melhorar nossa capacidade. E você está fazendo isso neste exato momento, my friend. Um abraço e see you next class!